Custos com fertilizantes para produção de soja, milho e trigo chega a 40%, diz Conab
Gastos adicionais com adubo influenciam nas cotações dos produtos finais
O percentual de participação dos fertilizantes nos custos de produção da soja, milho e trigo está em torno de 30% a 40%, segundo o 6º levantamento, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o estudo, o valor depende da região produtora e da cultura semeada.
O gerente de Custos de Produção da Conab, Rodrigo Souza, afirma que o percentual contempla valores praticados até fevereiro de 2022.
“O conflito entre Rússia e Ucrânia, por sua vez, teve início no final do mês passado. Com isso, o impacto, tanto nos preços recebidos pelos produtores como nos valores pagos pelos insumos, será melhor mensurado a partir das apurações a serem realizadas ao longo deste mês”, disse ele.
Na cultura do trigo, os fertilizantes correspondem cerca de 33% dos custos variáveis em Passo Fundo (RS), enquanto que no município Cascavel (PR) o percentual chega a 38%.
Para o milho 2ª safra, o valor destes insumos chega a 33% em Sorriso (MT). Já na plantação de soja no município mato-grossense o percentual de participação dos fertilizantes alcança os 37%.
“Qualquer aumento nos preços de fertilizantes impacta de maneira significativa nos custos para os produtores, que tende a influenciar as cotações dos produtos finais disponibilizados ao consumidor”, reforça Rodrigo Souza.
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, aproximadamente 22% dos fertilizantes importados vieram da Rússia, 15% da China e 10% do Canadá.
Com informações da Conab
Foto: Wenderson Araujo/CNA